4 textos com a tag "Recompensa"

09/06/2012

Imagine: How Creativity Works - Jonah Lehrer

ATENÇÃO: depois da publicação deste texto, erros graves foram encontrados no livro levando, inclusive, ao seu recolhimento pela editora. Leia mais sobre o caso aqui: Traído pela ambição.

A moderna literatura corporativa está repleta de livros sobre Inovação e Empreendedorismo, dois conceitos intimamente ligados por seus elementos fundamentais: Criação e Execução. Muito já se escreveu, também, sobre o segundo elemento, mas quase nada sobre o primeiro. O pouco que há, ainda assim, trata o tema de forma meio mágica, mitológica, transcendental.

Imgine

Não é este o caso de Imagine: How Creativity Works (Houghton Mifflin Harcourt, 2012), no qual Jonah Lehrer oferece uma visão um tanto científica sobre Criatividade. Ciências, aliás, é a praia de Lehrer*, um jornalista especializado em traduzir jargões acadêmicos para um formato adequado a nós, leigos.

O livro reúne algumas das mais recentes descobertas acerca do processo criativo, muitas das quais, aliás, contradizem o que até agora tínhamos como verdade. Para tanto, o autor divide o livro em duas partes: na primeira ele aborda aspectos individuais da criatividade, enquanto que a segunda é dedicada às criações coletivas.

Continue lendo "Imagine: How Creativity Works - Jonah Lehrer" »

23/01/2012

A Guinada - Chip e Dan Heath

Switch

Ganha espaço entre os livros de Administração uma categoria chamada how to - um como fazer - ensinando técnicas para alcançar determinados objetivos. O estilo difere da autoajuda pela forma como os autores justificam suas dicas: no primeiro, há algum embasamento em estudos científicos e teorias já consagradas pelo uso, enquanto que no segundo é puro chute, achismo e semelhantes.

Switch: How to Change Things When Change Is Hard (em Português A Guinada: maneiras simples de operar grandes transformações), dos irmãos Chip e Dan Heath cai, felizmente, na primeira opção, oferecendo um valioso ferramental para realizar mudanças importantes em qualquer aspecto da sua vida, seja na esfera pessoal ou profissional - aliás, há realmente esta diferença?

Continue lendo "A Guinada - Chip e Dan Heath" »

02/03/2011

Focar no que está pronto ou no que falta?

Muitas vezes a forma como transmitimos uma mensagem têm um impacto ainda maior do que o próprio conteúdo. Framing é o termo técnico para a alteração de perspectivas de forma a tornar uma mensagem mais ou menos atraente e direcionar seu entendimento para o ângulo desejado.

Dizer que 15% da população é inadimplente ou que 85% das pessoas pagam suas dívidas em dia é a mesma coisa - mas ambas provocam reações distintas. Dependendo do efeito desejado, pode ser mais vantajoso escolher uma ou outra versão.

Quando estamos tentando completar uma tarefa que exige esforços concentrados de várias pessoas ou equipes, o que é melhor: ressaltar a parte já concluída ou mostrar o quanto ainda falta?

Continue lendo "Focar no que está pronto ou no que falta?" »

Conteúdo Recente

Conheça também

O Líder Acidental

Twitter

YouTube