7 textos com a tag "Marketing"

09/11/2012

Elaborando uma pesquisa

À primeira vista, elaborar uma pesquisa não parece ser das tarefas mais complicadas do mundo. Você tem um assunto em pauta, sobre o qual gostaria de colher algumas informações e tudo o que precisa fazer é organizar algumas perguntas de forma coerente.

Há diversos bons livros sobre o tema para ajudar a escolher o formato, definir escalas e fazer as análises estatísticas. Particularmente, gosto do Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada, do Naresh Malhotra (Bookman, 2011).

Mas há alguns detalhes importantes que podem ter influência direta não só nos resultados, mas também nas atitudes que os pesquisados podem tomar durante ou imediatamente após responder uma pesquisa. Vejamos o caso da escala, por exemplo:

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29/11/2011

A tarefa a realizar

Frequentemente as pesquisas de marketing traçam um perfil do consumidor, tentando compreender seus hábitos, desejos e aspirações. A partir destas informações, as empresas buscam adaptar seus produtos àquilo que elas entendem ser o que o cliente quer.

Para o Professor Clayton Christensen, o foco da investigação está equivocado. Em sua recente palestra na HSM Expo 2011, ele explica que o desafio mais importante é descobrir o que o consumidor está tentando realizar ao comprar determinado bem ou serviço. Em suas palavras, é preciso entender para que trabalho o cliente contrata um produto específico. Qual é a tarefa que este produto deve realizar?

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29/03/2011

A inovação dentro da caixa

Numa entrevista para Doutorado, uma professora me disse que Rise and Fall of Strategic Planning (Free Press, 1994), de Henry Mintzberg, estava ultrapassado. Mas o mesmo curso usa Gaining and Sustaining Competitive Advantage (Prentice Hall), de Jay Barney, um excelente livro escrito em 1997, baseado na obra de Porter publicada há três décadas.

Praticamente todos os cursos de Administração e Marketing apoiam-se no velho e bom Administração de Marketing, de Philip Kotler, reeditado mais de uma dúzia de vezes.

Em suas 458 páginas, a completíssima obra de Mintzberg trata de ideias que são utilizadas até hoje. Algumas delas ainda são celebradas por serem inovadoras. Recentemente Phil Rosenzweig analisou a evolução do pensamento/papel do administrador tomando como exemplo ninguém menos do que Robert McNamara*.

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