6 textos com a tag "Marketing"

03/09/2013

Inside the Box: Bom, Bonito e Barato

Inside the BoxA indicação de Inside the Box: A Proven System of Creativity for Breakthrough Results não poderia ser mais animadora: na capa Dan Ariely recomenda o livro e, na quarta capa, é a vez de Robert Cialdini tecer elogios.

Uma página após a outra, Drew Boyd e Jacob Goldenberg, professores de marketing e inovação, desafiam até os mais árduos defensores de que a criatividade é um dom natural, um traço inato.

E mais: insistem que ela deve ser buscada dentro da caixa - e não fora dela como sugerem os modismos gerenciais.

Mais para a frente, veremos uma resenha mais completa da obra no Livro do Mês mas, por ora, fiquemos com uma divertida e inspiradora história contada para ilustrar um dos conceitos:

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11/07/2013

O segredo da criatividade

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O segredo é disfarçar

Em Psicologia Experimental um dos maiores desafios na hora de desenhar um experimento é encontrar uma forma de disfarçar o real objetivo da investigação.

Isto é necessário porque, segundo explica Elliot Aronson em The Social Animal, se os participantes souberem o verdadeiro propósito da pesquisa, eles não se comportarão naturalmente. Em vez disto, tentarão agir de forma a se destacar individualmente ou, ainda, "ajudar" o pesquisador buscando um resultado compatível com o que eles acham que os pesquisadores esperam*.

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09/11/2012

Elaborando uma pesquisa

À primeira vista, elaborar uma pesquisa não parece ser das tarefas mais complicadas do mundo. Você tem um assunto em pauta, sobre o qual gostaria de colher algumas informações e tudo o que precisa fazer é organizar algumas perguntas de forma coerente.

Há diversos bons livros sobre o tema para ajudar a escolher o formato, definir escalas e fazer as análises estatísticas. Particularmente, gosto do Pesquisa de Marketing - Uma Orientação Aplicada, do Naresh Malhotra (Bookman, 2011).

Mas há alguns detalhes importantes que podem ter influência direta não só nos resultados, mas também nas atitudes que os pesquisados podem tomar durante ou imediatamente após responder uma pesquisa. Vejamos o caso da escala, por exemplo:

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