8 textos com a tag "Clayton Christensen"

21/03/2012

A importância da Teoria

Muitas das escolas de negócio que existem por aí baseiam seus cursos de pós-Graduação em Estudos de Caso e, consequentemente, derivam seus ensinamentos nas melhores práticas que os cases apontam.

Até mesmo os cursos focados em Inovação e Criatividade apelam a esta metodologia sem perceber que, por tabela, estão incentivando a imitação, a cópia. Num mundo em que as mudanças ocorrem em ritmo vertiginoso, o que aconteceu ontem pode ser caduco hoje - e perigoso amanhã.

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29/11/2011

A tarefa a realizar

Frequentemente as pesquisas de marketing traçam um perfil do consumidor, tentando compreender seus hábitos, desejos e aspirações. A partir destas informações, as empresas buscam adaptar seus produtos àquilo que elas entendem ser o que o cliente quer.

Para o Professor Clayton Christensen, o foco da investigação está equivocado. Em sua recente palestra na HSM Expo 2011, ele explica que o desafio mais importante é descobrir o que o consumidor está tentando realizar ao comprar determinado bem ou serviço. Em suas palavras, é preciso entender para que trabalho o cliente contrata um produto específico. Qual é a tarefa que este produto deve realizar?

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21/11/2011

Terceirize a empresa. Um pouco hoje, toda amanhã

Você tem uma pizzaria que entrega em casa e um dia a empresa que lhe vende farinha de trigo propõe entregar a massa já pronta. O negócio parece bom, porque reduz o seu trabalho e você pode ficar com a parte realmente lucrativa. Acerta uns detalhes com ela e passa a receber a mistura.

Tempos depois o mesmo fornecedor, que agora também entrega tomates, pergunta se você não quer o molho já pronto, além da mussarela, previamente moída. Tudo parece ótimo, pois são tarefas com pouco valor agregado e você pode se focar no recheio e na venda - que é onde realmente está o dinheiro.

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