7 textos com a tag "Causalidade"

02/08/2013

Antifragile, parte II - Nassim Nicholas Taleb

AntifragileNo texto anterior vimos que o contrário de frágil vai muito além do robusto, do resistente e até mesmo do resiliente, este novo modismo gerencial. Se o frágil piora quando submetido a algum estresse, o seu oposto deveria melhorar quando em condições semelhantes - o que não é verdade para nenhum dos antônimos aqui sugeridos.

Para preencher esta lacuna, Nassim Taleb sugere o termo antifrágil, que representa aquilo que se aperfeiçoa quando enfrenta situações adversas. A aleatoriedade - que é o que permite a ocorrência de situações adversas - é, portanto, uma condição necessária para que sistemas e organismos cultivem sua antifragilidade e possam, assim, se fortalecer ante os imprevistos.

Continue lendo "Antifragile, parte II - Nassim Nicholas Taleb" »

13/06/2013

O Viés do Sobrevivente

Muitos dos conceitos e termos que usamos no dia a dia das empresas são oriundos de organizações militares. Estratégia e logística, por exemplo, são disciplinas marciais aplicadas a contextos empresariais.

Bohr_Oppenheimer_Feynman_Fermi
Projeto Manhattan: Bohr, Oppenheimer, Feynman e Fermi

Uma das mais fortes tendências do cenário corporativo atual, o uso da estatística e cálculos avançados aliados a grandes volumes de dados para entender os mercados, também teve origem nas Forças Armadas.

Talvez o exemplo mais marcante seja o Projeto Manhattan que, liderado por Robert Oppenheimer e composto pelos mais brilhantes cientistas da época, idealizou e constriu as bombas atômicas que deram fim a Segunda Guerra Mundial.

Continue lendo "O Viés do Sobrevivente" »

03/08/2012

Thinking, Fast and Slow - Daniel Kahneman

Acredito que há dois tipos de livros quando você está aprendendo sobre algum tema: os que lhe dão repertório e os que lhe ajudam a combinar melhor o repertório que você já tem.

O Repertório é formado experiências, reais ou fictícias, em torno do objeto que se estuda. Além da incessante exposição a novos estímulos, quanto melhor for sua memória maior será, consequentemente, seu repertório. Para o músico, isto significa escutar canções diferentes, ouvir outras melodias, conhecer ritmos variados. Já o Administrador deve ler cases, desbravar mercados, entender estratégias.

Continue lendo "Thinking, Fast and Slow - Daniel Kahneman" »

Conteúdo Recente

Conheça também

O Líder Acidental

Facebook

Twitter

YouTube